Araçatuba
Anunciante
PARA PCDS  PROJETO ARTE NA SAÚDE VAI ATÉ OUTUBRO EM ARAÇATUBA 

Ele começou na última semana de agosto 

Anunciante

Na cidade de Araçatuba (SP), o projeto “Arte na Saúde - Recurso de Socialização à Pessoa com Deficiência”, foi contemplado pelo edital de chamamento de público Nº 001/2023, com o objetivo de realizar a execução de ações culturais, seleção de projetos para firmar o termo de execução cultural da Lei Paulo Gustavo.  

 

Conforme as informações, o projeto teve o início na última semana de agosto e será desenvolvido até meados de outubro deste ano, conforme a proposta apresentada.  

 

Ainda conforme as informações, as atividades práticas foram programadas para acontecer às terças-feiras, nas datas de 03, 10, 17 e 24 do mês de setembro e 01, 08, 15 e 22 de outubro de 2024, no período da tarde, totalizando 8 encontros de atividades e experiências artísticas. 

 

Além do mais, os encontros e desenvolvimento das atividades, foram comunicados e ficaram em acordo, junto às disponibilidades do Local, dos integrantes do Projeto e da Secretaria Municipal da Cultura. 

 

CAOE 

 

O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência – CAOE – FOA –UNESP, foi escolhido como instituição pública para o desenvolvimento do Projeto. Em 30/08/2024, foi realizada uma reunião entre o proponente do Projeto, a equipe odontológica da instituição e profissionais que ministrarão as atividades de arte, para as definições de cronograma e detalhes para o início dos encontros. 

 

A proposta do projeto “Arte na Saúde - Recurso de Socialização à Pessoa com Deficiência”, é a de desenvolver atividades e experiências artísticas, em encontros, onde a arte em seus diversos segmentos, será aplicada como recurso de acolhimento e ambientação à pessoa com deficiência, previamente às assistências odontológicas.  

 

Ele também foi cadastrado no programa de projetos de extensão da PROEC - Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura. A cada encontro serão realizadas dinâmicas de grupo denominadas de: 1.sessão de socialização, 2.oficinas de arte e 3.atividades complementares, aplicadas pela arteterapeuta Cláudia Zorzeto,    Fernandes de Barros, a artista visual Fernanda Russo, a contadora e atriz Tânia Katuapó.  

 

O cirurgião-dentista e músico Márcio José Possari dos Santos (Kadá) é o proponente e coordenador do projeto, com coordenação adjunta de Ana Lúcia Francischini Damaceno, supervisão da Profª Drª Karina Helga Turcio de Carvalho, conta ainda com a participação de alunos da graduação, pós-graduação, residentes, servidores técnicos administrativos do CAOE, da Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP.

 

As atividades lúdicas, com a finalidade de proporcionar acolhimento, integração, entre outros benefícios, promovem o manuseio e contato com materiais de pintura, desenho, contação de história, instrumentos musicais, assim como a interatividade e entretenimento, que serão avaliados e tabulados para futuros trabalhos de pesquisa científica.  

 

A avaliação investiga a contribuição para a socialização, o comportamento, o condicionamento e a adaptação dos participantes ao ambiente assistencial odontológico.  

 

O presente Projeto também apresentará, como proposta da contrapartida, a palestra “Arte, Saúde e o Ser Humano”, que aborda os benefícios da arte no cotidiano da vida, além do desenvolvimento e formação do ser humano, sendo voltada para o público geral interessado, como também para as áreas de educação, saúde e social. 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.